Odontopediatria
- Por Avanzata Dentista
- •
- 15 fev., 2017
- •

O que é odontopeiatria?
A Odontopediatria é a área da odontologia que cuida da saúde bucal dos bebes, crianças e adolescentes. A especialidade tem como principal objetivo a manutenção de uma dentição saudável até que os pequenos pacientes cheguem à idade adulta. Além da prevenção, diagnostico e o controle de problemas de saúde bucal dos bebês e crianças.
A instrução deve começar desde cedo com os pais e prolongar-se ao longo do desenvolvimento da criança, por meio de um trabalho contínuo de promoção de saúde bucal. Prevenir os problemas bucais enquanto bebês é evitar problemas futuros.
Por que é importante levar as crianças ao odontopediatra?
São eles os responsáveis pela higiene não só das crianças que já tem dentinhos, mas também dos bebês e das gestantes. A propósito, as mães devem procurar esses profissionais ainda na gravidez para se informar sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento.
O tratamento para crianças também necessita de cuidado especial. É importante que os pais conversem com o odontopediatra sobre qualquer experiência ruim que a criança tenha tido para que o profissional saiba ajudá-lo a lidar com esse medo e o tratamento ocorra da melhor maneira possível.
O ideal é que a primeira consulta ao dentista seja realizada quando os primeiros dentes temporários (“de leite”) erupcionam ou, no máximo, até à criança completar o seu primeiro ano de vida, de forma a estabelecer-se um programa preventivo de Saúde Oral.
Quais são os procedimentos efetuados por um odontopediatra?
– Orientação da gestante e conscientização dos cuidados com a saúde bucal do bebê; – Monitoramento dos primeiros dentinhos da criança;
– Acompanhamento da queda dos dentes de leite e nascimento dos dentes definitivos; – Controle e prevenção de problemas bucais infantis, como restaurações em dentes cariados, aplicações de flúor e de selante, etc.
O que acontece se eu não levar a criança para ser acompanhada por um Odontopediatra?
Além de a criança não ter total conscientização da importância da saúde bucal, ela pode ficar traumatizada se atendida por algum profissional não especializado no atendimento de crianças. Além de:
– Nascimento de dentes sobrepostos aos de leite (encavalados);
– Cárie devido a má higienização, como a famosa cárie de mamadeira;
– Problemas de convívio social da criança provocada pelo nascimento errôneo dos dentes, como mordida cruzada, dentes apinhados, etc.
Mais informações
A criança e o adolescente devem receber acompanhamento e orientação sobre escovação e dietas, simultaneamente devem fazer o controle de placa bacteriana, aplicação tópica de flúor e selante.
A moderna odontologia caracteriza-se por promover a saúde bucal, por meio de técnicas comprovadamente eficazes de prevenção. Alimentação saudável, correta higiene bucal e ausência de hábitos nocivos, são atitudes preventivas. Mesmo quando a criança não apresentar cáries, os pais devem procurar o dentista para que este faça uma avaliação preventiva de cáries e problemas periodontais.
A perda prematura de dentes decíduos (dentes de leite), pode significar problemas futuros na fala, mastigação e oclusão (mordida).

O mundo passa, atualmente, por uma grande revolução tecnológica e científica, que tem gerado grande interesse para aqueles que querem ficar cada vez mais atualizados. A automatização e a linguagem da informática tem revelado possibilidades interessantes em diversas áreas e a Odontologia não fica de fora delas.
Hoje, equipamentos automatizados têm ajudado muito a vida do dentista, permitindo maior rapidez e praticidade nos atendimentos. Além disso, auxilia em um diagnóstico preciso, qualificando ainda mais o trabalho do profissional.
Diante desses recursos, podemos citar aparelhos e novidades tecnológicas aplicadas na área:
Câmeras intraorais:
As câmeras intraorais são sistemas que capturam a imagem e permitem a sua transmissão em tempo real a um computador ou televisão. Com isso, é possível a ampliação das imagens do meio intra oral, permitindo uma melhor visualização e facilitando o diagnóstico e necessidade de tratamento do paciente. As imagens podem ser arquivadas em pastas para posteriores estudos. É uma excelente ferramenta para facilitar a comunicação entre o profissional e o paciente durante a consulta odontológica.
Tecnologia CADCAM e odontologia 3D:
É um sistema no qual permite ao cirurgião-dentista desenhar peças protéticas sob medida para cada paciente e produzi-las no próprio consultório em até 30 minutos. Ele consiste em uma micro câmera intraoral, um computador com o programa específico e uma impressora 3D. Por meio da microcâmera, o cirurgião-dentista capta a imagem do dente a ser restaurado; esta imagem é ampliada na tela do aparelho e sobre ela é desenhada a prótese. Quando o desenho está pronto, a impressora molda um bloco de cerâmica na forma do preparo do dente e confecciona a peça de cerâmica.
Aparelho invisível
É um aparelho ortodôntico transparente que alinha os dentes através de confecção de placas alinhadoras. É um sistema totalmente estético e higiênico. Inicialmente o cirurgião-dentista realiza exames intra orais, radiografias e fotos para criar um plano de tratamento. Em seguida, o fabricante usa esses exames para fabricar e enviar os aparelhos, e a partir disso, o paciente recebe uma série de alinhadores personalizados para dar continuidade ao seu tratamento.

No Brasil, 3 em cada 10 pessoas possuem dentes sensíveis. Por isso, essa é uma das maiores reclamações de pacientes nos consultórios odontológicos, que pode causar grandes desconfortos principalmente na hora de ingerir alimentos gelados.
A hipersensibilidade pode ser causada por uma cárie, posição dos dentes, dentes fraturados, bruxismo ou doença periodontal, mas a causa mais comum é a retração gengival.
A retração gengival acontece quando há o deslocamento da gengiva e, com isso, uma exposição das raízes dos dentes. Essa condição pode afetar apenas um dente, ou então vários deles. Em razão dessa exposição da raiz, desaparece sua camada de revestimento, e isso expõe outra parte do dente, a dentina, que é extremamente sensível.
As principal causa de retração da gengiva é o bruxismo ou o apertamento dental.
A escovação também é grande causa, quando a escova não é de cerdas macias, e feita de forma errada.
A doença periodontal, quando leva a destruição do osso, e da gengiva em volta dos dentes.
A retração gengival pode ser tratada através da remoção de hábitos nocivos, recobrimento da área exposta com resina composta ou realização de um enxerto de gengiva. A sensibilidade dos dentes pode ser tratada com técnicas de enxerto gengival, recobrimento da área exposta com resina composta, uso de cremes dentais que contenham flúor e dessensibilizantes, aplicações de flúor e dessensibilizantes, sistemas adesivos e laser no consultório.
Para prevenir a sensibilidade nos dentes é recomendado que se use placa de proteção para apertamento ou bruxismo, escovas dentais de cerdas macias, pois elas causam menos desgaste nas superfícies dos dentes. Além disso, o cuidado com a dieta também é importante, já que alimentos ácidos também são prejudiciais para o esmalte dental. Enxaguantes bucais fluoretados são indicados para esses casos, uma vez que o flúor é responsável pela mineralização do dente.

Você sabia que o estresse também pode afetar sua saúde bucal? Pessoas estressadas têm mais facilidade em de desenvolver doenças periodontais, que atingem os tecidos de fixação dos dentes, ou seja, o estresse não só prejudica a saúde bucal, mas pode fazer seus dentes caírem. Podemos citar como exemplo uma atriz famosa, conhecida por sua beleza e trabalhos incríveis. Demi Moore recentemente revelou para a mídia que perdeu alguns dentes devido ao grande estresse que havia sofrido.
Além de perder os dentes, quem sofre dessa condição também corre o risco de apresentar outros problemas de saúde, como: gengivite, aftas, bruxismo, e até mesmo, herpes.
Excesso de trabalho, adversidades familiares, essas “pequenas” coisas do nosso dia a dia, podem trazer grande prejuízo no futuro. Atualmente o estresse é considerado algo comum por grande parte de população, mas a realidade é outra. Precisamos estar atentos e não aceitá-lo em nosso cotidiano.
Para manter um belo sorriso, é preciso que a mente e o corpo por completo estejam bem. Mas aí vem a pergunta que muitos fazem: como evitar o estresse?
Primeiramente, é preciso tentar manter um bom equilíbrio entre o corpo e a mente. E como nem sempre é possível fugir do “mundo real”, algumas medidas devem ser tomadas, para se manter uma boa qualidade de vida. Praticar exercícios, ocupar a mente com atividades benéficas e prazerosas para o corpo (como meditação ou yoga) ter uma boa alimentação, tomar os devidos cuidados com a higiene bucal, e realizar o autoexame observando se existe algo de diferente ou algum incomodo.
É muito importante ficar alerta aos sinais transmitidos, como: dores na boca, nos dentes, na mandíbula e mau hálito. Esses são os primeiros indícios de que algo não vai bem, e ao perceber esses sintomas, é necessário que se procure a ajuda de especialistas, para o melhor tratamento.
E para prevenir, visitas rotineiras ao dentista são de grande valor para a saúde bucal e a preservação de um belo sorriso.

O clareamento dental é um procedimento bastante conhecido e procurado em diversos consultórios. Além de proporcionar um efeito super branco aos dentes, o clareamento a laser apresenta grandes vantagens. Dentre elas:
Rapidez
A rapidez do procedimento e uma de suas principais vantagens, principalmente se compararmos ao clareamento caseiro.
Sensibilidade
As chances de se ter problemas com sensibilidade também são menores, já que o tempo de exposição ao produto químico é menor.
Alimentação
Logo após o clareamento, é preciso que se evite alimentos com corantes fortes, como por exemplo, vinho ou café. Mas no caso do clareamento a laser, esse tempo de privação é menor.
Auto-estima
Além de melhorar a qualidade e aparência dos dentes, o procedimento é um grande aliado na melhora da auto-estima. Dentes brancos e bem cuidados passam mais confiança para as pessoas. Nosso sorriso também é um cartão de visitas, e o clareamento colabora muito para isso.
Principal Vantagem
Como principal vantagem, não devemos deixa de falar da praticidade. O procedimento pode ser considerado algo pequeno por muitos, mas seus resultados são visíveis, e até mesmo capaz de causar uma grande mudanças na expressão.
Pra esse tipo de procedimento, é importante procurar um bom profissional, que trabalhe bem, traga resultados satisfatórios a seus clientes, indicando o melhor tratamento e cuidados.

O bruxismo é uma condição que afeta diversas pessoas, não só no Brasil, mas no mundo todo. Ranger ou apertar os dentes é bastante comum entre alguns, mas muitos desconhecem as consequências que podem ocorrer por conta desse mal habito.
Constantes dores de cabeça, estalos, sensação de cansaço, dores na mandíbula e nos músculos, desgaste e enfraquecimento dos dentes, tudo isso pode ser resultado do bruxismo, que muitas vezes não é detectado (principalmente por pacientes que sofrem do problema apenas na hora do sono) ou tratado, por ser considerado algo simples, e que não precisa de atenção.
Dentre as principais causas do bruxismo, devemos citar o estresse e ansiedade diária, que afeta diretamente nossa saúde, e o bruxismo é mais uma reação e prova disso. O desalinhamento dos dentes (má oclusão) também é uma causa muito comum, junto com algumas doenças do nosso sistema nervoso, que acabam interferindo da mesma forma. Em casos muito específicos e raros o bruxismo pode aparecer devido o uso de algum tipo de remédio para o tratamento da depressão.
Para detectar de forma rápida, se você sofre desta condição ou não, é preciso observar atentamente os sinais passados por nosso corpo. Realizar o auto-exame é importante, mas a consulta com o profissional não deve ser deixada de lado, já que muitos sofrem de forma inconsciente. Portanto, realizar consultas rotineiras pode ajudar na prevenção do problema, mas caso perceba que existe um problema, procure a ajuda certa.

Nosso sorriso é parte importante da nossa apresentação, podendo ser considerado nosso melhor cartão de visitas. Algumas pessoas possuem problemas de autoestima, devido falhas que atrapalham ou alteram nossa estética dental. Manchas, desgastes, espaçamentos anormais (diastemas) e outros pequenos defeitos podem causar incômodos, diminuindo a confiança e abaixando a auto-estima do nosso sorriso.
A solução para isso não é algo tão complicado, e nem demorado. Atualmente nosso dia a dia é mais agitado, e a maioria das pessoas busca soluções rápidas. E a melhor solução para quem busca melhorar a estética do sorriso de forma mais rápida, é a faceta.
Mas afinal, o que é faceta?
As facetas, são como pequenas capinhas de porcelana, destinadas a recobrir os dentes melhorando sua estética natural, elas podem alterar a cor, formato é até mesmo o tamanho dos dentes. Esse procedimento proporciona uma aparência mais atraente ao sorriso, e é indicado para quem deseja uma transformação visível.
Dentre as vantagens da faceta, podemos listar a rapidez no tratamento, a baixa manutenção, durabilidade do procedimento (no mínimo 10 anos), e a não alteração da cor natural devido o uso da porcelana, melhora da função mastigatória, e da autoestima, como dito anteriormente.
Para a implantação da faceta, é preciso que o dentista faça um processo de desgaste, mas é algo indolor, e normalmente não é feito o uso da anestesia, já que afeta apenas uma pequena parte dos dentes.

A Bichectomia está se tornando um procedimento bastante conhecido aqui no Brasil, principalmente depois ter virado febre entre as famosas de Hollywood. A cirurgia que promete afinar as maçãs do rosto através da retirada da bola de bichat vem sendo bastante procurada e conquistando vários adeptos por aqui.
Confira abaixo algumas das celebridades que já se renderam a esse procedimento:

A herpes labial simples é uma doença viral, e a principio pode causar coceira , formigamento e uma leve vermelhidão em seu local de foco. Logo depois é perceptível pelo próprio paciente a formação de pequenas lesões ou bolhas próximas aos lábios. É uma doença muito comum, de fácil propagação e pode afetar pessoas de diversas idades, mas principalmente quem sofre de baixa imunidade, estresse e variações hormonais.
O tratamento da herpes normalmente é realizado com uso de medicamentos como analgésico e pomada antiviral, demorando em média 15 dias para a cicatrização. Algumas pessoas ainda desconhecem os benefícios que o laser proporciona em tratamentos odontológicos. O método é bastante utilizado em procedimentos estéticos, cirúrgicos e até mesmo terapêuticos. Em tratamentos odontológicos normalmente são usados dois tipos de laser, o de alta potência (ou laser cirúrgico) e o de baixa potencia, que também é conhecido como laser terapêutico e é utilizado para tratamento de herpes labial.
O laser é bastante eficaz, e não possui contra indicações . O tratamento pode ser realizado em qualquer fase do problema e atua reparando os tecidos lesionados, acelerando a cicatrização e prevenindo a reincidência de crise no local tratado. E o melhor, alivia a dor , o desconforto e o constrangiment o causado pela herpes, tudo isso de forma mais rápida.

O procedimento de implante dental já é muito comum e bastante utilizado atualmente. Seus adeptos normalmente são pessoas que buscam ter mais confiança na hora de sorrir , sem se preocupar com falhas ou até mesmo o desconforto da dentadura.
O implante é realizado através da colocação de um pino de titânio dentro do osso mandibular (ou maxilar), servindo como raiz para o encaixe dos dentes de porcelana e da prótese. Para a realização do procedimento é aplicada a anestesia local, evitando qualquer tipo de dor no momento da cirurgia, e logo após é indicado o uso de alguns medicamentos para evitar qualquer tipo de dor e inchaço.
Dentre seus benefícios podemos listar:
- Melhor mastigação;
- Melhor funcionamento do sistema digestivo;
- Preservação da qualidade dos outros dentes;
- Melhora da auto-estima;
- Melhora da saúde bucal;
- Preservação óssea.
O tratamento é indicado para pessoas que perderam o dente e a raiz, e desejam substituir um ou mais dentes perdidos, independente do motivo. Diferente da dentadura, o implante gera uma sensação mais natural , sem que ocorra a perca da sensibilidade dental, garantindo conforto e melhor funcionamento da mastigação.
Pessoas que possuem doenças sistêmicas como diabetes, osteoporose, problemas cardíacos graves, ou fazem uso freqüente do cigarro, devem consultar o especialista e fazer uma avaliação antes de começar esse tipo de tratamento. Mas no geral, não possui contra indicações, e é bastante benéfico, principalmente se for bem cuidado, e por esse motivo é indicado que sejam feitas manutenções de seis em seis meses para melhor durabilidade do implante.